Ye'kwana
Organização Social
Indígenas e o acesso à documentação. Foto: João Claudio Moreira / Funai, 2020.
O povo Ye’kuana habita o sul da Venezuela, estados de Amazonas e Bolívar, e no Brasil, na terra indígena Yanomami, região de Aurais, noroeste de Roraima. Na região amazônica brasileira, nos lavrados de Roraima, subdividem-se ainda em quatro aldeias, a saber: Fuduuwaduinha, Pedra Branca, Kudatanha e Waikás.
A história de seu povo tem sido contada através das narrativas orais dos mais velhos e trazem em suas muitas versões a origem e o fim dessa etnia. Costa (2013) contará que se acredita que foi na serra de Atawanna onde teve origem o primeiro Ye’kuana e que o fato de a aldeia Waikás está localizada fora do território considerado como sagrado pelo povo, representaria indícios do fim. Costa contará ainda que as pesquisas com o povo Ye’kuana tem sido desenvolvidas ao longo dos anos encontrando suas referências em Civrieux (1979), Guss (1989), Andrade (2007) e tantos outros (COSTA, 2013, p. 18).
O fato é que apesar dos movimentos de ir e vir e dos efeitos negativos da evangelização missionária ainda na década de 60, sua cultura ainda prevalece através de suas festas tradicionais, idioma, culinária e cosmovisão. A respeito das celebrações, é visto que a mudança de ano novo acontece em fevereiro graças ao calendário próprio que o povo Ye’kuana possui. Além disso, as festas incluem também:
As passagens de fase da menina (Ajichoto), a festa da primeira enfeitação do bebê (quando ele usa enfeites de miçanga pela primeira vez) e as festas em torno de construções de casa, ou de abertura de roças, são exemplos de rituais ainda preservados na vida Ye’kuana (COSTA, 2013, p.18).
Em termos de desenvolvimento, uma família considerada madura é composta de um homem chefe de família na casa dos quarenta anos de idade, chefe de seu grupo doméstico que por sua vez é composto de filhos solteiros e filhas casadas com filhos (ANDRADE, 2013). No que diz respeito à religião, se baseiam na Wätunnä, relatos míticos onde é contada a história de criação de seu povo (FERREIRA, 2018).
Assim, as análises em torno do povo Ye’kuana encontram referências nas pesquisas sobre linguística (COSTA 2018; COSTA 2013), religião (FERREIRA, 2018), Educação (ANDRADE, 2012; SOARES e FERREIRA, 2010), Saúde (DSY, 1994), mobilidade (MOREIRA, 2003), Cultura (CAPUTO JAFFE, 2018; PAES, 2018), política (TURÓN, 1995) e outros.
Prestando atenção. Foto: Mário Vilela / Funai, 2017.
Considerações Linguísticas
Crianças indígenas. Foto: Paulo Mumia / Prodoclin, 2018.
Conforme visto em Costa (2018), o Ye’kuana (ou Ye’kwana) é pertencente do tronco linguístico Caribe, especificamente o ramo guianense ligado a essa família, com propriedades gramaticais específicas, possuindo semelhanças fonológicas e morfossintáticas com outras línguas de outros grupos, como Kari’nja, Taranoano e Wayana (COSTA, 2013, p. 19).
A língua que prevalece em suas aldeias no Brasil é o Ye’kana, mas alguns homens jovens que estudam em zonas urbanas, bem como mulheres acima de 18 anos também falam o português (COSTA, 2013, p. 17).
Bibliografia Recomendada
ANDRADE, K. V. Alteridades (in)corporadas: notas sobre a chefia Ye'kuana. Anuário Antropológico, v. 2012/I, p. 59-82, 2013. Disponível em: <https://journals.openedition.org/aa/382> Acessado em: 23/02/2022.
_____. A vontade de saber - a escola e o mundo das profissões entre os Ye'kuana. Revista Brasileira do Caribe (Impresso), v. XIII, p. 43-71, 2012. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1591/159126963003.pdf> Acessado em: 23/02/2022.
_____. A ética Ye'kuana e o espírito do empreendimento. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: <http://dan.unb.br/images/doc/Tese_080.pdf> Acessado em: 23/02/2022.
CAPUTO JAFFE, A. Entretejidos ye'kuana: oralidad, mito, artesanía. Antípoda. Rev. Antropol. Arqueol., Bogotá, n. 31, pág. 109-130, abril de 2018. Disponível em <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1900-54072018000200109&lng=en&nrm=iso> Acessado em: 23/02/2022.
CIVRIEUX, M. Watunna: na Orinoco Creation Cicle. University of Texas Press, 1997.
COSTA, I. C. A quantificação em Ye'kwana: a distinção contável-massivo. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1TJ318L7pR3fRdNiGSemmHy5cjyb0Fiqw/view> Acessado em: 23/02/2022.
_____. Adeekwe Ye'kwana: eu falo Ye'kwana. Aspectos da fonologia, morfologia e sintaxe de uma língua da família Karíb. Revista Eletrônica Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 5, p. 62-80, 2013. Disponível em: <https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/212> Acessado em: 23/02/2022.
_____. O NÚMERO EM YE’KUANA: UMA PERSPECTIVA TIPOLÓGICA. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Faculdade de letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <http://etnolinguistica.wdfiles.com/local--files/tese%3Acosta-2013/costa_2013_yekuana.pdf> Acessado em: 23/02/2022.
DISTRITO SANITÁRIO YANOMAMI (DSY). Relatório da situação sanitária e dos serviços de atenção à saúde das comunidades Yanomami e Ye’kuana (Maiongong). Acerto ISA, Boa Vista, 1994. Disponível em: <https://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/bitstream/bvs/6181/2/302126571.pdf> Acessado em: 23/02/2022.
FERREIRA, E. S. C. Experiência sagrada do povo Ye’kuana. Revista último andar, São Paulo, v 1, n. 32, p. 164-174, dezembro de 2018. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/40676> Acessado em: 23/02/2022.
GUSS, D. 1989. To Weave and Sing: Art, Symbol, and Narrative in the South American Rainforest. University of California Press, Berkeley and Los Angeles: California.
MOREIRA, E. Amazônia em movimento: redes e percursos entre os índios Ye'kuana, Roraima. Cadernos de Campo (USP), v. I, p. 21-35, 2003. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/52525> Acessado em: 23/02/2022.
PAES, D. S. A. Arte indígena: miçangas na cultura Ye'Kuana. Orientadora: Olendina Cavalcante. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) – Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2018. Disponível em: <http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/240> Acessado em: 23/02/2022.
SOARES, A. M. L.; FERREIRA, E. S. C. Valorizando a Educação Ancestral do Povo Ye’Kuana. Revista Pistis & Praxis (Impresso), v. 2, p. 435-447, 2010. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/pistispraxis/article/view/14429> Acessado em: 23/02/2022.
TURÓN, J. F. So That We, The Ye'Kuana, May Inhabit Our Land. Abya Yala News: Journal of the South and Meso American Indian Rights Center (SAIIC) 9, no. 1, 1995, p. 16-17. Disponível em: <http://www.abyayalanews.org/document/1433> Acessado em: 23/02/2022.
Imagem de capa:
Indigenous bow and arrow – Brazil. 1 Fotografia. 5184 x 3456 pixels. Disponível em: <https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/indigenous-bow-arrow-brazil-1605536911> Acessado em: 20/03/2022.
Data da última atualização: Março/2022