Yãnoma

Organização Social

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil, 2019.

Uma das características de alguns povos Yanomami, especialmente os Yãnoma, é a dificuldade em encontrar conteúdos sobre sua história e cultura. Nesse sentido, os conteúdos mencionados aqui são reconstruções etnográficas parciais.


Segundo conta ISA (2019), a partir do século XX eles são identificados como povos vivendo às margens do rio Demini, afluente do Rio Negro, no estado do Amazonas, e rio Catrimani, a oeste do estado de Roraima. Os autores também contarão que já no fim dos anos 1950 uma das três comunidades existentes nessa região foi quase extinta por conta da epidemia de gripe.


A comunidade Yãnoma se organizava por conta de sua relação com os não indígenas que incluía relação de trabalho extrativista local e rede de trocas com caçadores (ISA, 2019). Muitas de suas colaborações de trabalho com não indígenas, como os exploradores e comerciantes, era baseada em exploração laboral de sua mão de obra.


Foi no período de 1985 que houve separação dos grupos Yãnoma que viviam nessas comunidades no leste da terra Yanomami surgindo a comunidade Wapokohipi Theri, mudando de nome em 2012 para Pookohipi Theri e mais atualmente para Rasasipi Theri. Esse grupo vive nessa localização até atualmente. Os outros grupos Yãnoma que vivem na terra indígena Yanomami, em Roraima, até atualmente, são os Caju Theri (muito embora até mais recentemente alguns membros desse grupo tenham mudado o nome para Macuxi) e Curral Theri.

Considerações Linguísticas

ISA (2019) aponta que os Yãnoma tem seu próprio idioma, que recebe o mesmo nome de sua etnia. São pertencentes ao grupo linguístico Yanomami.

Bibliografia Recomendada

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL (ISA). As línguas Yanomami no Brasil: diversidade e Vitalidade. Helder Perri Ferreira, Ana Maria A. Machado, Estêvão Benfica Senra (orgs). São Paulo: ISA - Instituto Socioambiental, Boa Vista, RR : Hutukara Associação Yanomami (HAY), 2019.


Imagem de capa:


MORAES, K. Têxteis artesanais amazônicos tecem Balay Artesanato de nativos americanos, Brasil. 1 Fotografia. 9300 x 6200 pixels. Disponível em: <https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/amazonian-handwork-textiles-weave-balay-craftsmanship-1328484929> Acessado em: 20/03/2022.

Data da última atualização: Março/2022.